Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 25/08/2021 às 15:19:13

3 momentos estratégicos do dia para colocar o mindfulness em prática e relaxar a mente



Como é a sua mente quando está descontrolada? É aquela que surge com uma preocupação às 3h da manhã? Ou aquela que faz uma lista de tarefas que nunca para de incomodar? Talvez seja uma mente cheia de pensamentos ansiosos sobre seu trabalho, sua família ou sua própria sobrevivência em meio às ameaças econômicas e sanitárias sem precedentes.

Qualquer que seja o tipo de mente atormentada que assola o seu dia, seus efeitos são prejudiciais. Quando sua mente está incessantemente ocupada, pode desencadear uma reação de “lutar ou fugir” durante momentos do dia a dia. E essa reatividade se manifesta de maneira negativa para você e para as pessoas ao seu redor. Em vez de trazer o seu melhor para esses momentos, você reage com impaciência, decisões ruins, raiva, esquecimento, exaustão ou tristeza.

Essas reações são compreensíveis, mas podemos começar a enfrentar o estresse do dia com mais habilidade usando 3 técnicas de mindfulness. Eu chamo essas práticas de “Pausas Objetivas”. Veja abaixo, quais são elas:

Comece o seu dia com clareza

Em vez de começar a manhã pulando da cama e entregando-se ao seu cérebro descontrolado desde o momento em que você acorda, tente ser intencional quanto ao início do dia. Verifique como está seu corpo ao se dirigir para o banho – você está cansado, descansado, com dores? E verifique sua mente – você já está ensaiando para uma reunião antes mesmo de ir para o chuveiro? Em vez disso, concentre-se nas sensações físicas do despertar. Deixe sua mente e seu corpo se sentirem conectados e aterrados. Quando estiver pronto, veja se consegue criar uma intenção para o dia. O que é realmente importante para você hoje?

Pare ao meio-dia para reavaliar

É importante parar no meio do dia para reavaliar e se reconectar com seu corpo e mente. Quando estamos no modo de luta ou fuga, reagindo aos pensamentos descontrolados na nossa cabeça, é provável que comecemos a viver no piloto automático. Então, na hora do almoço, mesmo que você tenha apenas 10 minutos, pare e reavalie. Desconecte-se de todas as tecnologias e sente-se em silêncio ou faça uma curta caminhada. Pensa em como você está progredindo em relação a sua intenção para aquele dia. Se necessário, faça algumas modificações para redefinir seu curso.

Transição do trabalho para casa estabelecendo limites

Os líderes, muitas vezes, têm dificuldade em estabelecer limites, portanto, depositar intenção na transição do trabalho para casa pode ser útil para defini-los. Quer você trabalhe em casa ou esteja no trânsito, faça a transição da vida profissional para a pessoal de forma clara e rotineira. Desligue o computador, fique longe da mesa, dirija para casa sem ouvir o correio de voz ou o que quer que faça sentido para você. Definir uma transição ajuda você a fazer a pausa necessária para que seu corpo e mente tenham a chance de relaxar e se recompor. Esses limites são essenciais para manter a resiliência.


 

Fonte: Forbes


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=