Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 22/09/2021 às 11:05:02

10 aplicativos para driblar a procrastinação



Dentro do ambiente profissional, o eterno adiamento de tarefas pode custar caro à sua carreira. Uma pesquisa da Fundação Estudar, em parceria com a empresa de pesquisa MindMiners, mostrou que 52% dos indivíduos consideram a procrastinação o pior inimigo da produtividade. Para Mariana Dias, CEO da Gupy, startup especializada em recrutamento, as consequências podem ser observadas a longo prazo. “A procrastinação pode prejudicar e o desenvolvimento da carreira, pois além de ter impacto negativo nos resultados, será muito difícil que essa pessoa consiga se planejar pensando no seu próximo passo profissional.”

Em tempos de home office, o hábito se torna ainda mais comum – e danoso. Isso porque, além de facilitar o acesso a distrações, o trabalho em casa tende a aumentar a carga de tarefas a serem cumpridas. E espremer todas no mesmo tempo e espaço. De acordo com um relatório feito pela plataforma de saúde mental Zenklub, as queixas sobre procrastinação entre os usuários do site chegaram a subir até 466% no último ano.

É natural que, com tantas demandas misturadas, as pessoas sintam dificuldade de manter o ritmo intenso e deixem pra amanhã o que poderia ter sido feito ontem. “Neste momento, é importante fazer uma autoavaliação: você está precisando descansar mais? Está gostando da sua rotina de trabalho ou precisa de uma mudança?”, diz Mariana. Nesse cenário, a tecnologia pode ser usada como aliada. Por isso selecionamos alguns dos aplicativos que ajudam a combater a procrastinação. Disponíveis para Android e iOS, todos os apps podem ser baixados gratuitamente.

Veja, abaixo:

1. Priority Matrix

Como o próprio nome sugere, o aplicativo monta uma matriz de acordo com as tarefas que são adicionadas pelo usuário. Estas podem ser categorizadas entre quatro níveis: críticas e urgentes; críticas, mas não urgentes; não críticas e urgentes; e nem críticas, nem urgentes. O objetivo da ferramenta é que o usuário consiga visualizar com clareza quais são os compromissos que não podem ser adiados.

2. Any.do

O Any.do reúne ferramentas de organização e planejamento dentro da sua plataforma. Entre elas, é possível fazer listas de tarefas e sincronizar as informações em tempo real entre o celular e computador. Ainda é possível adicionar lembretes e compartilhar listas de tarefas com contatos que também tenham o aplicativo instalado. Se a procrastinação se estender a vida pessoal, o app permite gravar listas de compras e abrir uma aba para a organização da família.

3. Forest

As escapadas para redes sociais são uma das causas mais comuns de procrastinação. Por isso, a proposta do Forest é recompensar o tempo longe do aparelho. Com uma lógica semelhante à de um jogo, a plataforma cria uma floresta virtual enquanto o usuário se mantém offline. O jogador inicia o processo escolhendo uma espécie de planta e quanto tempo ele precisa ficar concentrado. Depois disso, a cada vez que um aplicativo for acessado dentro dessa janela de tempo, uma planta morre. Se tudo for bem, seu jardim de inverno vai ficar uma beleza.

4. SitckK

O StickK é a ferramenta mais radical da lista. A proposta da plataforma é que o usuário atribua uma quantidade de dinheiro para cada tarefa que ele não pode procrastinar. Caso o compromisso não seja finalizado a tempo, a quantia é doada para uma instituição de caridade.

Também não adianta burlar o sistema. O app obriga que o usuário cadastrado escolha um dos seus contatos como “juiz” para verificar se a tarefa foi mesmo concluída. Só depois do aval do colega é que o dinheiro ficará seguro.

5. Focus To-Do: Pomodoro Timer

Criada nos anos de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro baseia-se na ideia de que o cérebro é capaz de se manter mais concentrado e produtivo quando realiza pequenos blocos de tarefas – no caso, de 25 minutos cada. O app Focus To-Do: Pomodoro Timer promete facilitar esse processo ativando cronômetros e despertadores que lembrem o usuário de que ele deve fazer uma pausa ao final de cada quarto de hora. A ferramenta também disponibiliza uma aba para marcações de tarefas e prioridades. Se preferir, é possível usar a ferramenta diretamente no computador a partir de uma extensão no Google Chrome.

6. Flipd

Outro app inspirado na técnica Pomodoro, o Flipd é uma ferramenta que usa listas e cronômetros para controlar a produtividade do usuário. Basta adicionar as metas e tarefas do dia para que a plataforma crie sessões personalizadas e separadas por tempo. Assim como o Forest, ele pune o usuário que desbloqueia o celular durante os intervalos de execução, contabilizando uma quebra de foco. No fim do dia, é possível saber quanto tempo o dono do aparelho permaneceu concentrado. A versão premium permite a criação ilimitada de temporizadores e estatísticas mais completas de acesso.

7. Todoist

O Todoist parte do preceito que a forma mais simples de se organizar é concentrando todas as tarefas – incluindo as pessoas e profissionais – em um único espaço. Para isso, a ferramenta funciona como uma lista completa de afazeres que pode ser sincronizada a mais de 60 aplicativos, incluindo o Slack, a Alexa, o Google Calendar e o Dropbox. Recursos adicionais incluem alarmes personalizados e organização das tarefas por cores para facilitar a divisão das listas entre temas.

8. SimplyNoise

Enquanto alguns se distraem com o celular, outros se deixam levar pelo barulho do escritório. Pode ser uma conversa de colegas, uma pessoa no telefone ou o simples som de uma obra. O SimplyNoise funciona como um abafador de ruídos que substitui o “caos” ambiente por sons relaxantes como ondas do mar ou cachoeiras. Com a possibilidade de alterar a intensidade do volume e das oscilações sonoras, o app promete bloqueio total das distrações.

9. Freedom

O Freedom bloqueia o acesso a todos os sites, redes sociais e páginas que podem acabar distraindo o usuário enquanto executa uma tarefa importante. Até as mensagens e ligações podem ser desativadas. De acordo com os desenvolvedores, as pessoas ficam 40% menos produtivas quando tentam conciliar o trabalho com tarefas alheias a ele. A plataforma também está disponível para ser usada no computador.

10. TimeTune

Disponível apenas para Android, o TimeTune é um gerenciador de tarefas e performance. Além de permitir o agendamento de atividades, pode ser personalizado para funcionar como calendário, otimizador de rotina ou diário. Outra ferramenta do app é o acesso à estatísticas que contabilizam quanto tempo o usuário gasta para realizar cada atividade da lista, assim como o período que ele passa sem produzir.



Fonte: Forbes


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=