Publicado por Redação em Mercado | 19/05/2020 às 13:37:18


Inovação que salva vidas




Unidade móvel de imagem por Tomografia Computadorizada, instalada no hospital de campanha Lagoa-Barra, no Rio de Janeiro, é fruto da parceria entre a GE Healthcare e a Rede D’Or na luta contra a covid-19

Um equipamento de tomografia computadorizada dentro de um contêiner totalmente adaptado para ser uma unidade móvel de imagem, e de construção rápida. Essa é a definição do CT in a Box, um projeto da GE Healthcare, instalado recentemente no hospital de campanha Lagoa-Barra, no Rio de Janeiro. O empreendimento é patrocinado pela Rede D’Or São Luiz, Bradesco Seguros, Banco Safra, IBP e Lojas Americanas.

Equipado com o Revolution ACT, aparelho que produz imagens de altíssima qualidade para contribuir  com a tomada de decisão clínica, o contêiner ainda possui outro diferencial: sua capacidade de se autodescontaminar de forma rápida (somente 30 minutos são necessários para finalizar o procedimento) a partir de luzes instaladas em seu interior, acionadas com o aparelho totalmente vazio. Outra vantagem é que o Revolution ACT permite que a tomada de decisão clínica possa ser feita de forma remota, já que os laudos são gerados na central da Rede D’Or.

Instalado no hospital de campanha Lagoa-Barra, o primeiro inaugurado no Rio de Janeiro para os cuidados dos doentes com o novo coronavírus, o CT in a Box já está auxiliando com mais rapidez e agilidade no diagnóstico da doença. Como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens do tórax (pulmões) têm possibilitado a detecção de pneumonia, e sua magnitude, em pacientes considerados altamente suspeitos, mas ainda sem confirmação laboratorial. Além disso, o equipamento também permite o acompanhamento da evolução do quadro respiratório (pneumonia) em pacientes com a doença já atestada.

Alta confiabilidade

Os resultados da tomografia computadorizada também podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica com os pacientes. Em estudos feitos com pessoas já testadas e confirmadas com a Covid-19, as imagens geradas pelo tomógrafo demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas para a doença. Estes padrões de imagem, já publicados em revistas científicas, ajudam os médicos radiologistas de clínicas e hospitais de todo o mundo na busca antecipada por sinais da Covid-19 em pessoas sintomáticas que ainda aguardam o resultado laboratorial para confirmação.

Até o momento, médicos do hospital de campanha Lagoa-Barra, no Rio, já utilizaram o novo equipamento em 65 pacientes internados no local. Para Leandro Tavares, vice-presidente médico da Rede D’Or, o CT in a Box faz parte da estrutura cuidadosamente pensada do hospital. “Queremos garantir o melhor para a saúde da população. Esta solução da GE Healthcare possibilitou a inclusão de um equipamento vital que vem nos aproximando mais do nosso objetivo, que é o de salvar vidas”, destaca.

Ao ver o anúncio da criação do hospital de campanha Lagoa-Barra, Luiz Augusto de Castro, diretor de MICT (Molecular Imaging & Computed Tomography) da GE Healthcare para a América Latina, viu a oportunidade de trazer o modelo inovador para o Brasil.

“Novas realidades exigem novas soluções. Vimos no CT in a Box algo que poderia ajudar de forma impactante clientes e pacientes neste momento. Tínhamos que ‘aterrissar’ essa solução imediatamente e mergulhamos de cabeça para fazer acontecer. Ter dado certo é absolutamente gratificante”, detalha. O executivo ainda revela que o primeiro formato do equipamento foi produzido pela China, tornando-se uma ferramenta efetiva de combate ao vírus naquele país.

O sentimento de urgência ao conhecer o projeto também contagiou Caroline Souza, gerente de Produto no time de MICT. “Entendi que tínhamos a necessidade de viabilizar localmente não apenas pela situação da pandemia e a importância da tomografia no diagnóstico de coronavírus, mas também para acelerar o projeto de clientes que precisam de uma estrutura completa em pouco tempo. A aceitação foi rápida por conta da alta viabilidade econômica”, conclui.

Para mais informações sobre o CT in a Box, basta clicar no link

Sobre a GE Healthcare

A GE Healthcare fornece serviços e tecnologias médicas transformadoras que atendem à demanda por acesso mais amplo a serviços de saúde de melhor qualidade e menor custo. A empresa trabalha para fazer a diferença e, com soluções que vão de imagens médicas, software e TI, monitoramento e diagnóstico de pacientes, até a descoberta de medicamentos e tecnologias de fabricação biofarmacêutica, ajuda profissionais do mundo todo a proporcionar saúde de qualidade a mais pessoas.


 

Fonte: Saúde Business


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=