Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/02/2011 às 14:21:51

CFM pedem departamento médico nos estádios brasileiros

Segundo Conselho, as arenas para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 devem ter infraestrutura para atender pacientes em urgência.
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitará nos próximos dias que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) incluam nos projetos dos estádios brasileiros um departamento médico para atendimentos de urgência. Para o CFM, os estádios que serão construídos para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 devem ter uma infra-estrutura capaz de atender a pacientes em urgência e que esteja adequado ás regras da entidade.
 
Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Esporte e vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, as ambulâncias hoje oferecidas nos jogos são capazes de salvar vidas, mas são subutilizadas quando necessitam transportar quadros leves. "É preciso uma condição mínima para atendimento dos atletas e dos torcedores. A ambulância ajuda a encaminhar os pacientes graves, mas é necessária uma triagem deste primeiro atendimento para definir quem deve ser transportado".
 
A Câmara Técnica do CFM reuniu-se nesta quarta-feira (23) para discutir o funcionamento de departamentos médicos de entidades de práticas esportivas, especialmente daquelas onde atividades físicas são praticadas profissionalmente.
 
Em 2010 a Câmara Técnica definiu critérios para o bom funcionamento de dois tipos de consultório: aqueles destinados apenas a consultas e avaliações e os que podem ser usados para pequenas intervenções. "Queremos regular a prática segura de atividades físicas em ambientes de lazer e de esporte de alto rendimento", explica Fortes.
 
Participaram também da reunião os membros Serafim Borges (médico do esporte e cardiologista, do Clube de Regatas Flamengo), Nabil Ghorayeb (médico do esporte e cardiologista), Ricardo Munir Nahas (ortopedista e médico do esporte, diretor-científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) e Wilson Piazza (ex-atleta, presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais).
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 23.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

CEOs atletas: como o esporte potencializa o desempenho no trabalho

Executivos levam a disciplina e competitividade dos esportes para os negócios.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS lança espaço virtual para beneficiários

Espaço dentro do portal da ANS traz informações importantes que ajudam o cidadão a escolher o plano de saúde e indicadores da saúde suplementar no Brasil

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil.

Deixe seu Comentário:

=